terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

China "pronta a aumentar participação" na solução da crise na Europa.


O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse, esta terça-feira, que a China "está pronta a aumentar a participação" nos esforços para resolver a crise da dívida soberana na zona euro.

Wen Jiabao não adiantou em que consistiria a referida participação, mas salientou que "a China apoia os esforços em curso" na União Europeia.

"A China está pronta a aumentar a participação na solução dos problemas da dívida (soberana) na Europa", disse Wen Jiabao numa conferência de imprensa no Grande Palácio do Povo, em Pequim, após uma reunião de duas horas com os presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, Durão Barroso e Herman Van Rompuy, respectivamente.

Acompanhado pelos dois líderes da UE, o primeiro-ministro chinês afirmou que o seu governo encoraja as empresas chinesas a investir na Europa. "China e União Europeia estão cada vez mais interdependentes", disse Wen Jiabao.

Questionado sobre os compromissos assumidos pelo primeiro-ministro chinês durante a cimeira de hoje, Van Rompuy respondeu: "Compete à China tomar as suas próprias decisões acerca do seu contributo para a estabilidade da zona euro".

O presidente do Conselho Europeu saudou a posição manifestada por Wen Jiabao e referiu que "a China já investiu em títulos do tesouro de alguns países europeus e nos instrumentos financeiros da UE".

Nota: Depois dos EUA chega agora a vez da Europa...

Sem comentários: