sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Israel pode atacar Irão na primavera.


O secretário da defesa americano, Leon Panetta, acredita que Israel pode atacar o Irão já na primavera, para travar o desenvolvimento de uma arma nuclear iraniana.

O secretário da Defesa norte-americano Leon Panetta, acredita que Israel pode atacar o Irão entre abril e junho, antes que Teerão consiga aquilo que os israelitas definem como "zona de imunidade" no desenvolvimento de capacidade nuclear militar.

Esta revelação consta de uma coluna de opinião do jornalista do Washington Post David Ignatius, que acompanha o secretário da Defesa americano numa visita a Israel. O mesmo jornal noticia que os responsáveis do Pentágono estão preocupados e acrescenta que os responsáveis da defesa israelita estão a enviar os mais duros avisos de sempre em relação à militarização nuclear dos iranianos.

Numa reunião que incluiu o secretário Leon Panetta e altos dirigentes militares israelitas, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, afirmou que "quem defende 'mais tarde' vai descobrir que é demasiado tarde". Depois, irritado, mudando de inglês para hebraico, Barak sublinhou: "mais tarde é demasiado tarde".

O ocidente está a pressionar Teerão e decidiu um embargo petrolífero, mas a medida não demoveu os iranianos de prosseguir o que Israel pensa ser o desenvolvimento de armas nucleares que ameaçam a própria existência do Estado. Os americanos querem evitar uma ação unilateral, mas Israel considera que a partir de meados do ano não poderá impedir a acumulação de urânio enriquecido pelos iranianos.

Nota: A indústria do armamento americano (e não só) já devem estar a esfregar as mãos...

Sem comentários: