segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Envio de capacetes azuis da ONU tem de ter consentimento de Damasco.


O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, defendeu, esta segunda-feira, que a ONU só poderá enviar uma força de paz para a Síria com o consentimento de Damasco e depois do fim da violência entre as partes do conflito.

A Liga dos Estados Árabes suspendeu a actividade da missão de observadores da Síria e apelou ao envio de forças de manutenção da paz da ONU para esse país.

"Para instalar uma missão de manutenção de paz é necessário o acordo da parte que recebe. A missão de manutenção da paz deve ter paz para manter. Por outras palavras, é preciso um acordo de cessar de fogo", declarou Serguei Lavrov depois de um encontro com o homólogo dos Emiratos Árabes Unidos.

O chefe da diplomacia russa acrescentou que o seu país está disposto a, juntamente com os outros membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, contribuir para a assinatura de um acordo de segurança entre os países do Golfo Pérsico.

Serguei Lavrov exigiu explicações sobre o formato da conferência dos "Amigos da Síria", convocada por iniciativa da Liga Árabe.

"Gostaríamos de receber esclarecimentos sobre o conteúdo dessa proposta de convocação de uma conferência dos amigos da Síria. Se se tratar de uma conferência que reúna realmente todos os sírios, penso que será uma decisão certa", declarou.

Nota: Está em "banho maria"...

Sem comentários: