terça-feira, 19 de junho de 2012

Bill Gross: "Cuidado com a dívida alemã".


Co-fundador da Pimco, maior gestora de obrigações do mundo, diz que investir em dívida de países do euro se tornou, por motivos diversos, num exercício muito arriscado.

Em entrevista ontem à Bloomberg TV, o norte-americano Bill Gross torce o nariz a investimentos em obrigações soberanas de países da Zona Euro, porque considera oscilarem entre a oferta de risco excessivo e retornos desajustados ou mesmo medíocres, que reflectem em boa medida a incerteza que subsiste sobre a viabilidade da união monetária no seu actual formato, com 17 países.

O número dois da Pimco, maior gestora de obrigações do mundo, afirma que investir em títulos de dívida espanhola “deixou de ser seguro”, e que existem riscos relativamente ao retorno dos empréstimos feitos a países nucleares, como Itália e França, que têm de oferecer “yields” que duplicam as taxas de crescimento nominal das suas economias.

Mesmo Alemanha não é um destino isento de perigos para os investidores, na medida em que os seus títulos oferecem rendibilidades quase residuais, que não têm em conta as responsabilidades crescentes (e, logo, o risco) assumido pelo país para garantir os fundos europeus (FEEF/MEE) que vão aos mercados captar financiamento para os que já não o conseguem fazer por si.

“Eu seria muito cauteloso em relação às ‘bunds’ alemãs porque há poucos cenários em que poderão ter um desempenho favorável. Terão um bom desempenho se a Alemanha sair do euro e, de uma forma ou de outra, regressar ao marco e pagar as suas obrigações em euros. De outro modo, se, como estamos a ver na Grécia, o problema continuar a ser empurrado com a barriga, as responsabilidades da Alemanha vão continuar a aumentar de dia para dia”, argumenta Gross, referindo-se também aos desequilíbrios no sistema de pagamento entre os bancos centrais (Target 2) que estarão a sobrecarregar o balanço do Bundesbank.

“A Alemanha tem-se tornado cada vez mais responsável pelo euro.(…) Para mim, tem risco de crédito. Não é um mercado atractivo”, afirma.

Nota: Não sou eu que digo é o Bill...

Sem comentários: