segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Rating" da banca de Espanha é hoje cortado pela Moody’s num mínimo de dois níveis.


É mais um anúncio antecipado de corte de notação financeira em Espanha. No dia em que o pedido de ajuda externa à banca espanhola foi formalmente feito, está a ser noticiado pelo "Expansión" um "golpe histórico" aos bancos. Cortes de "rating" de dois a três níveis serão comunicados após o fecho de Wall Street.

“A Moody’s dará hoje um golpe histórico à banca espanhola”. O título é do jornal “Expansión”: a agência de notação financeira vai hoje emitir um comunicado onde irá anunciar cortes de “rating” aos bancos de Espanha.

“Foi-nos comunicado uma redução de dois ou três níveis a quase todos. Não assinalam, em termos individuais, a situação financeira de cada entidade”, indica uma fonte do jornal.

O corte é, assim, feito no dia em que Espanha pediu, formalmente, ajuda externa para a capitalização da banca espanhola, feito pelo ministro Luis de Guindos (na foto). A descida do “rating” da banca de Espanha, que deverá ser comunicada após o fecho de Wall Street (21h de Lisboa), segue-se ao corte à dívida soberana.

A 13 de Junho, a Moody’s reduziu a classificação de risco à dívida espanhola em três níveis, ficando em Baa3, o último escalão em que a agência aconselha o investimento. Uma das razões apontadas para a acção de “rating” era o facto de o resgate à banca aumentar o nível de endividamento de Espanha. A redução da classificação de risco do sector financeiro após um corte à dívida soberana é uma acção normal para as agências de “ratings”, dada a próxima ligação entre o sector e a evolução da económica.

Nota: sem nota...

Sem comentários: