segunda-feira, 25 de junho de 2012

'Sábio' propõe que Berlim se responsabilize por dívidas.


Christoph Schmidt, membro do quinteto de conselheiros económicos do governo alemão (os chamados Cinco Sábios), advertiu hoje que a Alemanha terá de se responsabilizar pelas dívidas de outros países da moeda única, para evitar que o euro fracasse.

Em entrevista à edição eletrónica do semanário Die Zeit, Schmidt reiterou a proposta feita no outono pelos Cinco Sábios para criação de um fundo de amortização das dívidas soberanas acima dos 60 por cento do Produto Interno Bruto, a suportar por todos os países da zona euro.

"Até agora, não ouvi nenhuma proposta melhor, o Banco Central Europeu tem injetado mais liquidez para que a união monetária não se desmorone perante as pressões dos mercados sobre a Itália e a Espanha, mas a longo prazo isso não é solução", disse o diretor do Instituto de Pesquisa Económica da Renânia-Westfália (RWI) ao Die Zeit.

"Esta é a nossa proposta para quebrar o gelo e estabelecer uma ponte, mas claro que um tal pacto teria de ser negociado", esclareceu.

O professor de economia contrariou também os que na Europa pensam que "tudo ficaria bem de um dia para o outro", com a emissão de "eurobonds", títulos conjuntos da dívida pública.

Por outro lado, na Alemanha "muitos têm a ilusão de que a crise se resolve com mais dureza e regras mais restritas face aos países do sul, mas nenhum destes extremos conduzem ao objetivo", referiu Schmidt.

Nota: Como diz o outro: “Não é preciso ir à China”.

Sem comentários: