sexta-feira, 15 de junho de 2012

FMI sugere a Espanha que suba IVA e baixe salários da função pública.


O Fundo Monetário Internacional (FMI) aconselhou ao governo de Mariano Rajoy (na foto) a subir o IVA e os impostos especiais ainda este ano, em vez de esperar por 2013. Além disso, deve também descer os salários dos funcionários públicos, diz o FMI na sua análise anual à economia espanhola.

“Dada a dimensão da consolidação necessária, nenhuma opção deve ser descartada. As medidas do lado das receitas deveriam desempenhar um papel mais importante. Muito em particular, há uma margem considerável para reduzir as despesas fiscais e aumentar as receitas provenientes dos impostos indirectos, por meio de uma ampliação da base e de um aumento e unificação das taxas, especialmente sobre o IVA e impostos especiais – medidas que deveriam ser tomadas já”, diz o FMI no seu relatório hoje divulgado.

O Fundo refere igualmente que é desejável que haja uma redução das contribuições para a Segurança Social, mas que essa medida deve estar condicionada à redução do défice (quando este abaixo dos 3% do PIB, por exemplo).

Por outro lado, o organismo liderado por Christine Lagarde apela ao corte de salários na função pública. “As reduções das despesas estão previstas nas áreas adequadas. Mas demorará tempo a identifica-las, serão difíceis de implementar e os seus resultados são incertos. Para haver garantias de que as poupanças previstas se materializarão, poderiam aprovar-se agora futuros cortes dos salários da função pública e aumentos do IVA/impostos especiais, que se cancelariam apenas quando os objectivos tivessem sido alcançados”, salienta o documento.

Nota: São só conselhos…apenas isso!...

Sem comentários: