sexta-feira, 15 de junho de 2012

Itália vai vender activos no valor de 10 mil milhões de euros.


Itália vai vender activos no montante global de 10 mil milhões de euros. De fora das privatizações estão empresas como a Eni, a Enel e a Finmeccanica.

Mario Monti revelou esta sexta-feira que o Programa do Governo chamado “decreto de crescimento” inclui a venda de activos estatais e a redução “da estrutura do Estado”.

O vice-ministro das Finanças, Vittorio Grilli, garantiu que entre as privatizações não se encontram empresas como a Eni, a Enel ou a Finmeccanica.

O Governo vai completar a alienação da Sace, uma seguradora, a Simest, um fornecedor de serviços a empresas italianas que operam fora do país, e a Fintecna, uma “holding”.

“Neste momento, não temos planos para mais venda de activos”, afirmou Vittorio Grilli durante uma conferência de imprensa que decorreu esta sexta-feira em Roma, onde apresentou um programa de venda de activos estatais e participações em empresas.

Este anúncio surge numa altura em que os receios em relação ao contágio da crise de dívida a Itália estão a aumentar, depois de no último fim-de-semana se ter anunciado que Espanha vai pedir ajuda aos seus parceiros para recapitalizar a banca. Assim, Madrid deverá receber 100 mil milhões de euros, dinheiro que será destinado à banca.

Desde então, a especulação em torno de Itália tem aumentado, com os investidores a começarem a centrar as atenções em Roma, especulando que o país será o próximo a ter de receber ajuda financeira dos parceiros europeus.

Nota: Até vendem a avó se for preciso…

Sem comentários: